Café Sertanejo reforça importância da Rota das Monções no turismo de Camapuã

Por meio do programa Cidade Empreendedora, encontro promoveu confraternização entre motociclistas e debate sobre importante marco histórico do local.

por: Assessoria - 25/01/2022 16:58

Café Sertanejo reforça importância da Rota das Monções no turismo de Camapuã

Por meio do programa Cidade Empreendedora, encontro promoveu confraternização entre motociclistas e debate sobre importante marco histórico do local.

Nesse domingo (23), o Café Sertanejo foi realizado na Estância Encantada, localizada no município de Camapuã e reuniu motociclistas, moradores e empresários da região, a fim de reforçar o potencial do turismo aos empreendedores locais. A cidade integra o percurso conhecido como Rota das Monções, caminho corriqueiro que era percorrido pelos bandeirantes em busca de ouro, entre os séculos XVIII e XIX.

Desse trajeto, observa-se hoje, além das marcas que comprovam a passagem dos desbravadores pelo local, uma paisagem que justifica a busca do município e das lideranças locais, por fomentar o turismo na região.  Tanto que, transformar o percurso em uma atração do município, é uma das ações que compõem o Plano de Desenvolvimento Econômico de Camapuã, elaborado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.

Proprietário da Estância Encantada há cerca de três anos, Adriano França adquiriu a propriedade para lazer próprio, mas logo viu a oportunidade de alugar o local para eventos e “day-use”. O empresário acredita no potencial da região para empreendimentos turísticos. “O turismo ainda é pouco explorado na área, mas isso tende a mudar. Além da Rota das Monções, que passa na minha propriedade, o município oferece cachoeiras e áreas que podem se tornar destaque para negócios voltados aos visitantes”, afirmou o empreendedor.

Percebendo essa necessidade, o Sebrae/MS apoiou a realização do evento, que além do encontro entre motociclistas e comunidade, promoveu um bate-papo sobre a história local. A analista-técnica da instituição Jane Paiva reforçou os esforços do Sebrae para apoiar empreendimentos no setor turístico. “O lazer foi uma questão muito pontuada pela população durante as oficinas realizadas na cidade. Esse fator integra o Plano de Desenvolvimento Econômico do município e o Café Sertanejo marca o ponto de partida deste empenho”, pontuou.

Os participantes do evento celebraram, ao som de música regional, o novo roteiro turístico, tendo a disposição pratos típicos da culinária sul-mato-grossense. O turista e motociclista João Marcelo, que viajou de Campo Grande a Camapuã com um grupo de amigos, afirmou que a Rota das Monções passou a fazer parte de seus destinos de passeio. “O evento permitiu a confraternização entre os amigos, onde disfrutamos de boa comida e descobrimos mais sobre este local que, com certeza, iremos voltar a frequentar”, afirmou o visitante.

Para mais informações sobre o Programa Cidade Empreendedora, além de outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae/MS, ligue 0800 570 0800.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS