Empreendedora de Chapadão do Sul supera crise no mercado com gestão e planejamento

Mais uma história de sucesso marca a semana em que é comemorado o dia da Micro e Pequena Empresa

por: MS Todo Dia - 12/10/2021 08:45

Empreendedora de Chapadão do Sul supera crise no mercado com gestão e planejamento

Mais uma história de sucesso marca a semana em que é comemorado o dia da Micro e Pequena Empresa

De uma conversa despretensiosa a um empreendimento de sucesso. Assim podemos nos referir à história de Rosimeri Aparecida Moreira, de Chapadão do Sul, que é proprietária da borracharia Mirante, localizada na cidade. Ainda morando em Goiás, a empresária de 45 anos, que é natural do Paraná, seguiu o conselho de um familiar ao decidir empreender no setor de pneumáticos. No entanto, Rosimeri não contava com as instabilidades do mercado trazidas pela pandemia de Covid-19, um grande desafio na gestão de um novo negócio.

Foi no ano de 2019, enquanto morava no estado vizinho, que Rosimeri e seu marido, Gilberto Siqueira, seguiram a sugestão inusitada de um tio, que já trabalhava na área, e aceitaram a oportunidade de investir em uma borracharia, na cidade de Chapadão do Sul. A empresária conta que não foi um investimento programado e, por nunca ter trabalhado na área, viu a necessidade da busca por apoio e capacitação. “Iniciamos nosso atendimento no final de 2019 e a pandemia chegou em março de 2020. Eu já não tinha experiência em gestão, então vi a necessidade de buscar capacitação”.

Após se inscrever no programa Brasil Mais, que visa melhorar a produtividade das empresas, Rosimeri recebeu consultoria na área de Gestão Financeira, com cursos de desenvolvimento de planilhas de fluxo de caixa e custos. A capacitação permitiu a gestão completa da empresa, além de uma visão mais ampla sobre o potencial de expansão do negócio. “Antes eu sempre ficava insegura em relação às dívidas e ao pagamento dos funcionários. Segurança foi o que o programa me proporcionou”, comenta a empreendedora.

Quanto ao fluxo de serviços, Rosimeri afirma sentir a instabilidade que ainda persiste no mercado, porém se sente mais capaz de gerir as finanças da empresa, driblando possíveis baixas no orçamento e, principalmente, investindo em diferenciais no negócio. Um deles é a vulcanização de pneus, um tipo de reparo. Serviço que, para a surpresa da empresária, se destacou na região.

Neste sentido, a borracharia Mirante pretende investir em novos e diversos maquinários, aumentando a oferta de serviços e garantindo a qualidade no atendimento ao cliente. E o Sebrae/MS, é um aliado de Rosimeri, proporcionando maior segurança na busca pela inovação. “O maior problema do pequeno empreendedor é empreender sem conhecimento. Quando temos uma base, fica muito mais fácil. Planejamento e previsão de riscos me são essenciais para uma boa gestão”, pontua Rosimeri.

Programa Brasil Mais

O programa Brasil Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia, em parceria com Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial que tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade entre as empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas.

Os participantes do projeto têm acesso a um acompanhamento gratuito com um especialista, Agente Local de Inovação (ALI), que auxilia na implantação de soluções inovadoras para os problemas da empresa.

 

Fonte: Sebrae MS

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS