Costa Rica lança campanha permanente sobre uso racional de medicamentos

Campanha visa conscientizar a população para o correto uso de medicamentos, bem como para o descarte adequado dessas substâncias

por: Redação - 20/05/2022 18:04

Costa Rica lança campanha permanente sobre uso racional de medicamentos Foto: Divulgação

Campanha visa conscientizar a população para o correto uso de medicamentos, bem como para o descarte adequado dessas substâncias

A Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica, via Coordenadoria Municipal Farmacêutica, lança a campanha municipal permanente sobre o uso racional de medicamentos. As informações são da Prefeitura de Costa Rica.

Em Costa Rica foi instituído o mês de maio de cada ano, e visa conscientizar a população para o correto uso de medicamentos, bem como para o descarte adequado dessas substâncias, por meio da Portaria nº. 14.948, de 17 de maio de 2022, publicada no Diário Oficial Online, edição nº 3175 da terça-feira (17).
 
A Secretaria Municipal de Saúde distribuirá a todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e aos Agentes Comunitários de Saúde, folder informativo sobre o assunto, para que estes profissionais entreguem aos usuários do Sistema Público de Saúde nas visitas comunitárias realizadas.
 
O secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, lembra que 5 de maio é a data instituída como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, criado para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.
 
Orientações imprescindíveis no uso de medicamentos: 
 
I – utilizar corretamente o uso de medicamentos;
II – se estiver grávida e amamentando, não utilize medicamentos antes de consultar um médico;
III – não recomende medicamentos para outra pessoa;
IV – antes de usar o medicamento, consulte um médico;
V – mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças;
VI – guarde os medicamentos longe do calor, da umidade e da luz intensa.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS