Prefeito de Costa Rica discute Censo Demográfico de 2022

por: MS Todo Dia - 30/11/2021 11:21

Prefeito de Costa Rica discute Censo Demográfico de 2022

Na última terça-feira (23), o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, e o secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho, se reuniram com a coordenadora de área do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Lorenna Gabriella Novaes Santana, para tratar sobre a coleta do Censo Demográfico 2022 que acorrerá no município de 1 de junho a 31 de agosto. O IBGE é o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil.
 
Conforme a coordenadora, o Censo Demográfico fará um retrato da população costarriquense e das suas características socioeconômicas e fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década. O questionário será aplicado em todos os domicílios do Município. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.
 
Fazer o censo de 2022 é uma contribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população é parte essencial desse trabalho. Por isso, o IBGE estabelece com a comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, através da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo.
 
A reunião, em cada município, será presidida por um representante do IBGE e composta por representantes locais dos poderes Executivos, Legislativos e Judiciário, bem como por entidades de classe, instituições públicas ou privadas, e por outros representantes da sociedade civil organizada.
 
As reuniões permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, em aspectos por exemplo: Fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local; Auxilio na divulgação do processo seletivo para contratação de mão-de-obra e na montagem dos Postos de Coleta; Oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território.
 
Com o trabalho de reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e sobre as suas características.
 
Colaborar com o Censo é um exercício de cidadania, justifica Lorenna Gabriella. Costa Rica terá 20 recenseadores e mais suporte com cinco profissionais, entre eles, coordenador censitário de subárea em Coxim, agente censitário municipal e agentes censitários supervisor.

Fonte: Assessoria

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS