Black Friday é oportunidade de aquecer as vendas, mas cuidados devem ser tomados, segundo Sebrae

Com aproximação das festas de fim de ano, as promoções podem garantir bons negócios para lojistas e compradores

por: MS Todo Dia - 24/11/2021 17:42

Black Friday é oportunidade de aquecer as vendas, mas cuidados devem ser tomados, segundo Sebrae

Com aproximação das festas de fim de ano, as promoções podem garantir bons negócios para lojistas e compradores

Realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Fecomércio, pesquisa divulgada no início desta semana, estimou que cerca de 20,5% dos sul-mato-grossenses irão às compras na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (26). A expectativa é que a data movimente cerca de 259 milhões de reais, em Mato Grosso do Sul. Os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos lideram as intenções de compra, com cerca de 33,7% do total, seguido pelo setor de roupas, calçados e acessórios, com 29,1% da procura e, em terceiro lugar, os celulares e tablets, representando 15,2% dos produtos mais desejados.

Em relação ao ano passado, os dados são otimistas, já que a mesma pesquisa, realizada em 2020, mostrou que, à época, 200 milhões de reais seriam movimentados. Apesar disso, é importante que o comerciante aja com cautela e se prepare para atender a demanda, a fim de evitar transtornos. Lojistas e prestadores de serviço devem se atentar quanto a organização e transparência das ofertas, afirma Vanessa Schmidt, economista e analista-técnica do Sebrae/MS.

“É importante engajar o público com antecedência, deixar claras as formas de pagamento disponíveis, os produtos que estão com desconto e, para aqueles que trabalham com delivery, prestar atenção quanto ao prazo de entrega, evitando problemas com atrasos”, citou a analista. Vanessa ainda ressalta a importância dos cuidados no pós-venda, em casos de grandes liquidações como essa. “Informações referentes a trocas ou devolução de produtos são essenciais para evitar futuros transtornos, fator que pode influenciar a visão do cliente em relação a empresa”, pontuou. 

A atenção para as informações referentes a troca dos produtos também vale para os consumidores, já que a pesquisa aponta que 41,1% dos entrevistados irão procurar por presentes de Natal.  Além disso, Vanessa ressalta que planejamento é essencial ao comprador, evitando dores de cabeça a longo prazo.  “É importante analisar diversas ofertas do produto desejado, estando atendo a falsos descontos. Ter em mente o que é realmente necessário comprar, pode ajudar a evitar o endividamento por gastos fora do orçamento”, citou a analista do Sebrae/MS.

No total, 1.508 participantes foram entrevistados pela pesquisa “Black Friday 2021 – Consumidores Estado de Mato Grosso do Sul”, entre 22 de outubro e 11 de novembro de 2021. A Black Friday ocorre nos Estados Unidos desde a década de noventa. O Brasil passou a realizá-la no ano de 2010 e desde então o dia faz parte do calendário comercial do país.  

Fonte: Sebrae MS

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS