Referência nacional em bariátrica e atendendo moradores de Costa Rica, médico Thiago Sivieri explica sobre tratamentos da obesidade

Médico já fez mais de 2 mil procedimentos em sua clínica de São José do Rio Preto e agora atende os sul-mato-grossenses

por: Redação - 23/06/2022 17:43

Referência nacional em bariátrica e atendendo moradores de Costa Rica, médico Thiago Sivieri explica sobre tratamentos da obesidade Divulgação

Médico já fez mais de 2 mil procedimentos em sua clínica de São José do Rio Preto e agora atende os sul-mato-grossenses

Especialista referência nacional em cirurgia bariátrica, o médico Thiago Sivieri explicou sobre os tratamentos da obesidade e desmistificou as dúvidas que ainda pairam sobre a bariátrica. O médico, que já fez mais de 2 mil procedimentos, abriu as portas de sua clínica na cidade de São José do Rio Preto para atender pacientes de Costa Rica e região.

O médico explica que no Brasil 30% das pessoas são obesas, ou seja, em torno de 60 milhões de brasileiros estão acima do peso, um dado alarmante, sendo uma doença da qual se exige um tratamento sério. Thiago alerta: "se esforçar mais não é tratamento para obesidade". "Quando alguém te diz para se esforçar mais, como se estar obeso fosse falta de esforço, esse alguém só está agindo com preconceito e estigmatizando ainda mais a doença", afirma. E os pacientes sofrem com o preconceito.

O especialista explica que existe o tratamento diedético, comportamental e medicamentoso. "Este destinado a todos os pacientes que tem sobrepeso ou obesidade em qualquer grau. Todo tratamento para obesidade deve ser composto de múltiplas ferramentas. Por exemplo, um medicamento nunca deve ser prescrito sozinho, sempre deve ser acompanhado de orientação diedético comportamental, também com atividade física".

Também há o tratamento cirúrgico, indicado quando houver falha no tratamento clínico. "O paciente deve ter o IMC maior ou igual a 35 com duas comodidades, ou maior/igual a 40", pondera. Segundo o médico, a evolução no tratamento cirúrgico fez com que a procura dos procedimentos para emagrecer aumentassem muito. "Essa evolução demonstra também menor taxas de complicações, menor tempo cirúrgico, menos dor pós-operatória e menos tempo de internação. No começo os pacientes ficavam em torno de cinco dias internados, hoje vão para casa em 24 horas".

Obesidade

O especialista explicou que a obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. O número de pessoas obesas tem crescido rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública. 

“A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, ou seja, existem várias causas, mas a principal é a alimentação inadequada ou excessiva, associado ao sedentarismo. Porém precisamos deixar o preconceito de lado e não estigmatizar pessoas obesas, pois essa alimentação inadequada vem de uma programação cerebral que faz com que o indivíduo busque comida, principalmente alimentos gordurosos, instintivamente e até inconscientemente”, explicou o médico.

Thiago Sivieri ressalta também que existem os fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade, assim como pode ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais. “Também existe uma influência dos fatores psicológicos, quando o estresse ou as frustrações desencadeiam crises de compulsão alimentar”.

Riscos

O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer. “O excesso de peso pode trazer ainda prejuízos para as relações pessoais e profissionais, pois essas pessoas são mais propensas à depressão e ansiedade”, pontua.

Atendimento na Clínica Sivieri

Para garantir o melhor atendimento aos pacientes que buscam tratamento contra a obesidade, Sivieri abriu em São José do Rio Preto a Clínica Sivieri, fruto da união entre ele e a médica Francine Sivieri. Ao todo, o corpo clínico dispõe de mais de 14 profissionais altamente capacitados em diversas áreas ligadas ao emagrecimento.

Há nutricionistas, psicólogos, psiquiatra, endocrinologista, esteticista e os médicos. São mais de 17 anos de experiência, com mais de 20 mil pacientes atendidos, mais de 2 mil bariátricas realizadas e mais de 4 mil cirurgias no total.

“Optamos por uma estrutura física moderna, voltada ao bem-estar e qualidade do serviço oferecido aos nossos pacientes e para toda equipe de profissionais que atuam no local. Em um ambiente aconchegante localizado no bairro Nova Redentora, a clínica conta também com especialistas nas mais diversas áreas, como: psiquiatria, oftalmologia, ginecologia, nutrição, psicologia, educação física”, disse Thiago.

A Clínica Sivieri fica na Rua Doutor José Maria Rolemberg Sampaio, 99, Vila São José, em São José do Rio Preto. O telefone para contato é (17) 3227-1315 e pelo WhatsApp (17) 9.9648 9798.

Vale ressaltar que o médico também está aberto para consultas on-line, de forma que a população de Costa Rica e região pode se beneficiar. Além disso, Thiago afirma que há condições especiais para realização das cirurgias. “As condições especiais é para ajudar a realizar o sonho da bariátrica e proporcionar saúde”, explana. 

Serviços

Cirurgia para obesidade mórbida, hérnia, colelitíase, osteoporose, diabetes, dislipidemias, distúrbios da tireóide, doenças das glândulas adrenais, refluxo gastroesofágico, obesidade, doenças da hipófise e metabolismo gestacional.

Currículo

Thiago Sivieri: Formado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), foi nesta mesma instituição que fez residência em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Mais qualificações: Título de especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD); Membro da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL); Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM); Membro titular do INTERNATIONAL FEDERATION SURGERY OF OBESITY (IFSO); Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Médico assistente da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Francine Sivieri: Médica, formada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) com residência em Clínica Médica e Endocrinologia na mesma instituição. Mais qualificações: Com mais de 5 anos de experiência ministrando aulas para as turmas de Medicina da FACERES, ainda continua como professora convidada. Possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS