Regularização do piso salarial de agentes comunitários e controle de endemias é protocolado em Paraíso das Águas

Documento foi entregue ao prefeito Anizio Sobrinho nesta terça-feira (10)

por: Luany Mônaco - 10/05/2022 14:20

Regularização do piso salarial de agentes comunitários e controle de endemias é protocolado em Paraíso das Águas

Documento foi entregue ao prefeito Anizio Sobrinho nesta terça-feira (10)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Paraíso da Águas (Simpar) um requerimento onde solicita ao Poder Executivo Municipal a inclusão do valor referente ao pagamento do salário base federal dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) na previsão orçamentária municipal a partir de maio de 2022.

Para o presidente do Sindicato, José Divino, esses profissionais tem uma grande importância para a população, já que são os principais responsáveis por aproximar os cidadãos dos serviços básicos de saúde, como também são responsáveis por manter a cidade livre de agentes causadores de doenças como o aedes Aegypti, que transmite a denguem chicungunha e outras doenças que costumam lotar as unidades de saúde. 

Além de tudo o que á foi citado é importante ressaltar o quanto os agentes de saúde foram essenciais para o início do controle do vírus da covid-19, já que foram eles quem ensinaram sobre prevenção e orientaram infectados desde o início da pandemia. 

segundo José Divino o valor do piso salarial a qual o sindicato se refere está definido na Constituição por meio da Emenda à Constituição 120/22. O valor já estaria sendo repassado pela União como corresponsável financeiro pela manutenção do SUS, sendo assim não comprometeria as finanças do município de Paraíso das Águas.  

Confira o documento na íntegra:

Fonte: Assessoria de Comunicação do Simpar

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS