Autoridades de Chapadão do Sul e região participaram de ato que pede melhorias de trafegabilidade na BR 060
Evento ocorreu na Assembleia Legislativa em Campo Grande nesta segunda-feira
por: Gabby Gonzalez - 09/05/2022 14:20
Evento ocorreu na Assembleia Legislativa em Campo Grande nesta segunda-feira
Na manhã desta segunda-feira (09), em Campo Grande, autoridades de Chapadão do Sul, Paraiso das Águas, Costa Rica, Figueirão, Camapuã estiveram presentes na Assembleia Legislativa para tratar de um assunto de extrema importância para a região e para a população: a revitalização da BR – 060.
Durante discurso, o Presidente da Câmara de Chapadão do Sul André dos Anjos ressaltou a importância do trajeto, de 230 km e levantou vários motivos para pedir a revitalização da rodovia. “Eu tive a iniciativa de pedir a audiência pública em janeiro para pedir melhores condições de trafegabilidade, são 230 km que pedem socorro”, afirmou André. Ainda de acordo com o Presidente da Câmara de Chapadão do Sul, o trecho, nomeado por ele como caótico, tem muitos acidentes, além de ser um trecho necessário para transportar pacientes do interior à Capital.
Já o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug levantou a importância das estradas para a agricultura, uma vez que, segundo levantamento, 30 mil caminhões bitrem passam levando calcário e gesso para Bonito e Bodoquena, gerando emprego. “Este é um trecho muito importante para quem trafega entre Chapadão do Sul, Figueirão, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Costa Rica, Camapuã, e até para quem vai a Bonito e Bodoquena, onde tem o nosso turismo”, ressaltou.
O prefeito de Paraíso das Águas, Anizio Andrade, também declarou a importância da revitalização da BR – 060, mas levantou que o problema é financeiro. “Quem acompanha sabe os porquês não tem o dinheiro para já ter feito essa revitalização”, apontou Anizio, possivelmente se referindo a governos anteriores.
Representante da DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Euro fez um breve relato sobre a rodovia em questão. “Fim do ano temos o período chuvoso, que é problemático para tratar as rodovias do estado, e para piorar, houve problemas sério para conseguir o material para fazer o tapa-buraco”, explicou. No entanto, garantiu que já, a partir de hoje, terá um micro recapeamento dentro desse trecho, cerca de 43 km da estrada começará a ver o asfalto novo.
O Secretário de Infraestrutura de MS, Renato Marcilio afirmou que tudo é feito com planejado. “Da parte da secretaria, o que posso garantir, é uma sinalização da Sefaz no sentido que vamos poder atuar nisso”, expôs. “Vamos ver o valor do investimento e vamos atuar. No momento podemos insistir pelo investimento da União, vamos planejar e executar. A expectativa de intervenção lá é ano que vem”, finalizou Renato.
O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa propôs um "encontro de contas" a ser articulado entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o Governo Federal. "Por que não? Em vez de pagarmos uma parcela da dívida, a gente usa esse recurso para recuperar a BR-060, entre Camapuã e Chapadão do Sul, que é o pior trecho hoje", sugeriu. Ele lembrou que a audiência de hoje foi além nas discussões, ao destacar as condições inviáveis de tráfego em diversas rodovias que cortam Mato Grosso do Sul.
Proposto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), o evento reuniu autoridades políticas da região, representantes da bancada federal, governo estadual, Defensoria Pública, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Também estiveram presentes Prefeito de Figueirão Juvenal Consolaro, Vice Prefeito de Costa Rica Roni Cota, Prefeito de Paraíso das Águas Anísio Andrade, Prefeito de Alcinópolis Dalmy Crisóstomo e vereadores(a), Prefeito de Chapadão do Sul João Carlos Krug, Vereadores(a) de Chapadão do Sul.
Fonte: MS TODO DIAMais Recentes
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