O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul, instaurou um Inquérito Civil para apurar a responsabilidade civil ambiental da Arauco Celulose do Brasil S.A. por suposto descarte irregular de agrotóxicos na Fazenda Pouso Alto, localizada em Paraíso das Águas.
Conforme o Edital, publicado na sexta-feira (24) no diário oficial do MPMS, pelo promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França, a investigação busca apurar o descarte de agrotóxicos a céu aberto, sem observância das normas legais e ambientais aplicáveis.
O procedimento foi instaurado com base no Relatório de Fiscalização Ambiental nº 320597 e no Auto de Infração nº 50451-U, que apontaram as supostas irregularidades durante fiscalização realizada na propriedade.
Segundo o Ministério Público, o objetivo é verificar a eventual responsabilidade civil ambiental da empresa e avaliar a necessidade de adoção de medidas para reparação de possíveis danos ao meio ambiente.
O procedimento é público e pode ser consultado por interessados por meio do sistema eletrônico do MPMS. As investigações seguem em andamento.
Você também pode gostar de ler
MP recomenda que escolas particulares de Chapadão do Sul reforcem educação inclusiva
Recomendação foi direcionada aos colégios Atenas, CEPE, Divini Magistri e Maper, que terão 30 dias para informar as medidas adotadas
Publicado em 11/08/2026 às 10:45 - Atualizado em 11/08/2026 às 10:52 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica: TJMS nega pedido de absolvição e mantém acusado de feminicídio em júri popular
Defesa alegava legítima defesa para evitar julgamento, mas desembargadores entenderam que provas devem ser analisadas pelo Tribunal do Júri
Publicado em 05/08/2026 às 07:15 - Atualizado em 05/08/2026 às 07:38 - Por Gabi Ferreira
MP denuncia sobrinho por mandar matar tia durante disputa por herança em Ribas
Segundo a acusação, idosa de 70 anos foi assassinada com ao menos 15 facadas cinco dias após suspensão do inventário da família; executor também foi denunciado
Publicado em 31/07/2026 às 08:51 - Atualizado em 31/07/2026 às 10:01 - Por Gabi Ferreira
Ministério Público investiga suspeita de loteamento clandestino em Paranaíba
Inquérito Civil apura possível parcelamento irregular de área urbana e cobra esclarecimentos do proprietário
Publicado em 30/07/2026 às 10:45 - Atualizado em 30/07/2026 às 11:44 - Por Gabi Ferreira