O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negou o pedido de novo julgamento apresentado pelas defesas de Gilmar da Silva Oliveira e Josimar da Silva Oliveira, condenados pelo assassinato de Demir José de Almeida, que seria agiota.
O crime ocorreu em 1º de junho de 2023, em Coxim. Gilmar foi condenado a 25 anos de reclusão, enquanto Josimar recebeu pena de 28 anos. Ambos deverão cumprir as penas em regime inicial fechado.
As defesas recorreram da condenação e solicitaram a realização de um novo julgamento, sob o argumento de que a decisão dos jurados seria manifestamente contrária às provas dos autos.
Também pediram o desaforamento de um eventual novo julgamento, alegando que a expressiva repercussão do crime em Coxim poderia comprometer a imparcialidade dos jurados. Subsidiariamente, requereram a redução das penas-base.
Ao analisar os pedidos, o TJMS entendeu que os argumentos das defesas não justificavam a revisão da decisão. “Não há, assim, qualquer excesso a ser corrigido”, diz o acórdão.
O tribunal também destacou que não cabe modificar a dosagem da pena por meio da mera substituição do juízo subjetivo apresentado em decisão fundamentada, quando estabelecida dentro dos parâmetros previstos em lei.
Terceiro condenado não recorreu
Pedro Henrique Lourenço, também condenado pelo crime, recebeu pena de 16 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado. Ele não interpôs recurso contra a sentença.
Fonte JD1 Notícias
Reprodução - Coxim Agora
Você também pode gostar de ler
Homem pega quase 7 anos de prisão por atirar contra duas pessoas em Paranaíba
Disparos ocorreram em 2017, no Assentamento Serra; vítimas sobreviveram e condenado deverá cumprir pena em regime fechado
Publicado em 22/10/2026 às 07:43 - Atualizado em 22/10/2026 às 07:50 - Por Gabi Ferreira
MP cobra revisão de terrenos doados e manda Coxim frear novas transferências de imóveis públicos
Promotoria também pede revisão de terrenos já doados e cobra cumprimento de exigências legais, como avaliação prévia, autorização legislativa e transparência
Publicado em 17/10/2026 às 09:03 - Atualizado em 17/10/2026 às 09:09 - Por Gabi Ferreira
TJMS propõe mudanças na organização judiciária e prevê indenização por plantões
Projeto enviado à Assembleia Legislativa permite converter em pagamento a licença compensatória de magistrados que atuarem durante o recesso forense
Publicado em 16/10/2026 às 16:31 - Atualizado em 16/10/2026 às 17:15 - Por Fernanda
Justiça afasta gestora de asilo após irregularidades em Ribas do Rio Pardo
Decisão aponta falta de alvarás, falhas no controle financeiro e problemas na contratação de profissionais
Publicado em 15/10/2026 às 10:46 - Atualizado em 15/10/2026 às 10:47 - Por Gabi Ferreira
Grupo que invadiu Sicredi pelo telhado é condenado a mais de 47 anos de prisão em Água Clara
Seis homens foram condenados por participação no furto à agência em janeiro de 2025; celulares esquecidos no local ajudaram a polícia a identificar os envolvidos
Publicado em 15/10/2026 às 09:15 - Atualizado em 15/10/2026 às 09:17 - Por Gabi Ferreira
MP investiga armazenamento e descarte de agrotóxicos em fazenda de Paraíso das Águas
Inquérito civil apura possíveis irregularidades identificadas pela Iagro e eventual dano ambiental na Fazenda Esplanada
Publicado em 13/10/2026 às 09:42 - Atualizado em 13/10/2026 às 09:56 - Por Gabi Ferreira
MPMS cobra plano de reformas em escola de Chapadão do Sul
Vistorias identificaram danos em forros, problemas na rede de esgoto e deterioração de banheiros
Publicado em 09/10/2026 às 10:14 - Atualizado em 09/10/2026 às 10:15 - Por Gabi Ferreira
Justiça suspende concurso com 438 vagas em Rio Verde após questionamento sobre secretário
Decisão impede realização das provas previstas para domingo e bloqueia pagamentos à empresa organizadora
Publicado em 09/10/2026 às 08:15 - Atualizado em 09/10/2026 às 08:59 - Por Gabi Ferreira
Depoimento especial com intérprete de Libras garante escuta acessível a adolescente surdo em Chapadão do Sul
Atuação conjunta entre juíza, assistente social e professora especialista assegurou proteção e direitos a jovem durante procedimento judicial
Publicado em 07/10/2026 às 13:37 - Por Grazi Almeida
Com 25 anos de advocacia, Dr. Alex amplia atuação nos Juizados Especiais de Costa Rica e Chapadão do Sul
Alexandro Garcia seguirá como Juiz Leigo em Costa Rica e também atuará, de forma secundária e remota, no Juizado Especial de Chapadão do Sul.
Publicado em 06/10/2026 às 17:38 - Por JornalMsTodoDia